quinta-feira, 2 de abril de 2009

PROJETO FACE

O Secretário Adeum e o ganhador Samuel Oliveira

Secretaria Estadual de Educação decidiu buscar novas formas de se comunicar com a juventude e tornar o espaço escolar mais agradável e criativo. Para isso, decidiu organizar o 1º Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), por compreender que “Educar através das linguagens artísticas consiste em uma das melhores formas para se comunicar com a juventude e chegar mais perto de seu universo, desconstruindo as formas rígidas de aprendizagem”.

Todas as escolas da rede foram informadas que o FACE aconteceria em todas as unidades de ensino estadual, envolvendo aproximadamente 1.300.000 educandos e educadores que atuam nas áreas de Artes e Literatura.

Para realizar o festival, a SEC capacitou 136 professores e coordenadores, através de cursos com discussões sobre estilo, gosto, letra, melodia, ritmos musicais, produção textual, diversidade poética, videoconferências e oficinas.

A realização do FACE ocorrereu em 3 etapas eliminatórias:
Primeira etapa que iniciou em 23 de maio e foi até 07 de junho de 2008 – Consistiu na realização de mini-festivais nas unidades escolares inscritas.
Segunda etapa de 09 de junho a 23 de agosto de 2008 – foram feitos os Festivais Regionais, que foram realizados pelas 33 Diretorias regionais de educação (Direc).
Terceira etapa foi realizada do dia 1 a 26 de setembro de 2008 - Corresponde ao Festival Estadual planejado pela Secretaria Estadual de Educação, que aconteceu em Salvador-Bahia.

Os Ganhadores

O estudante Samuel Oliveira, 25 anos, da Escola Técnica Luiz Navarro de Brito, de Salvador, foi o grande vencedor do 1º Face - Festival Anual da Canção Estudantil, na noite desta sexta-feira (26), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.

Com o rap "Vacilando na Escola", que fala sobre a realidade estudantil e faz um alerta para a necessidade de preservação da escola pública, ele foi o primeiro colocado do festival, promovido pelo governo estadual.

Foram ainda premiadas músicas Intercâmbio, de Gilson Melo, do Colégio Estadual Manuel de Jesus, de Simões Filho (segundo lugar); e Sempre Tempo, de Jônatas França, do Colégio Estadual de Brumado (terceiro lugar). O festival ainda escolheu os melhores intérpretes masculino (Luciano Sales, da Escola Pedro Álvares Cabral, de Porto Seguro) e feminino (Graciléa Santos, da Escola Manoel Novaes, de Ibicuí), além do cantor revelação Thiago Argola, do Colégio Duque de Caxias, de Entre Rios; e Maraísa Araújo, da Escola Senhora Auxiliadora, de Uauá.

Os vencedores receberam, além de um troféu destacando a classificação, um instrumento musical. Todos os finalistas foram contemplados com a gravação, em CD e DVD, das 15 canções classificadas. Cerca de 5 mil estudantes participaram do evento que fez uma homenagem aos 40 anos da Tropicália.

Música e poesia

A final do festival foi apresentada pelo ator Jackson Costa, que interpretou poemas entre uma canção e outra, enriquecendo o evento promovido pela Secretaria Estadual da Educação.

Personalidades, como Margareth Menezes, Lui Muritiba, Ana Paula Lima, Jorge Mautner, Tuzé de Abreu, Armandinho, Vovô do Ilê, Tonho Matéria e os renomados professores Jorge Portugal e Pasquale Neto participaram do evento, que contou com a presença do governador Jaques Wagner e da primeira-dama Fátima Mendonça, eleita rainha do festival, além dos secretários Márcio Meirelles (Cultura) e Adeum Sauer (Educação).

"Fiz parte do Movimento Estudantil e sei o quanto a linguagem da música e da arte mobilizam os estudantes, daí porque não foi surpresa o engajamento da comunidade escolar neste projeto, revelando o valor e o talento do aluno da escola pública", disse Wagner, que confirmou os planos do Estado de realizar novas edições do festival.

Na TVE

O cantor Caetano Veloso enviou uma carta, lida pelo apresentador Jackson Costa, parabenizando o Estado pela iniciativa e agradecendo pela homenagem à Tropicália. Antes da divulgação do resultado, a banda O Círculo fez um show. Todo o festival será exibido pela TVE no dia 12 de outubro.

Iniciado em maio, numa iniciativa do governo estadual para incentivar a educação pela arte, através da música, a primeira fase do festival produziu mais de 16 mil canções. O festival envolveu todas as unidades escolares, com a participação dos estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Os mini-festivais foram realizados em 1.003 escolas, onde foram selecionadas 3 mil músicas. Foram selecionadas 33 canções para a segunda etapa e, depois, as15 finalistas. As composições apresentaram estilos diversos: reggae, sertanejo, rap, forró, rock e música romântica.

Fonte: SITE DA AGECOM
29/09/2008

Um comentário:

  1. gostaria que incluisem a dança neste festival,seria muito interessante. grata,

    ResponderExcluir