quinta-feira, 5 de março de 2009

PROGRAMA EDUCAR PARA VENCER


Tendo em vista a necessidade e com o intuito de corrigir as deficiências do sistema educacional em 1999, foi implementado o programa Educar para Vencer, que reúne seis projetos educacionais, quais sejam: Correção do Fluxo Escolar, de 1a a 4a série e de 5a a 8a série; Fortalecimento da Gestão Escolar; Fortalecimento da Gestão Municipal; Certificação de Profissionais de Educação e Avaliação Externa do Ensino.

O Educar para Vencer foi implementado inicialmente em 45 municípios do Estado, abrangendo aproximadamente 61.000 alunos e 3.700 professores, que foram capacitados para esse programa. Para o estabelecimento dos critérios de escolha desse primeiro conjunto levaram-se em consideração a proximidade geográfica e a necessidade de atender aos Projetos Faz Cidadão e Cidades Líderes, do Governo do Estado. Até 2003 deverão ser atendidos os 417 municípios do Estado, com 61.600 classes, beneficiando 1.848.000 alunos.

Os dois primeiros projetos de correção do fluxo escolar têm por objetivo adequar o aluno à série compatível com a sua idade. Estima-se uma correção de 60% do fluxo escolar e um aumento significativo do número de vagas oferecidas.

Os projetos de gestão escolar e de certificação de profissionais da educação visam a uma maior autonomia e profissionalização dos dirigentes das unidades escolares e à capacitação e qualificação do corpo docente dessas escolas. Para isso já foi realizado um concurso interno envolvendo 4.606 dirigentes. Desses, 2.208 foram aprovados e submetidos a um curso de qualificação, objetivando uma maior eficiência administrativa e financeira das unidades escolares.

O projeto de gestão municipal, por sua vez, destina-se à mobilização e instrumentalização das comunidades locais para a definição de prioridades, acompanhamento e controle dos projetos.
Por fim, o projeto de avaliação externa está direcionado para a melhoria da qualidade do ensino oferecido e deverá avaliar regularmente o desempenho do corpo discente. A avaliação do rendimento escolar, realizada recentemente pela Secretaria da Educação, envolveu 1.658 escolas e 254.000 mil alunos de 4a e 8a séries do ensino fundamental das redes estadual e municipal. O objetivo é desenvolver ações de correção e melhoria do ensino depois da divulgação dos resultados previstos para fevereiro de 2001.

Eraldo Tinoco
Secretario da Educação
1999-2003

BAHIA ANÁLISE & DADOS Salvador - BA SEI v.10 n.3 p.122-126 Dezembro 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário