quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A TRAJETÓRIA DE ARISTIDES NOVIS


Nascido em 18 de junho de 1885, filho do médico da Armada José Augusto Novis e de Maria da Glória Leite Novis.
Aluno laureado pela Faculdade Federal de medicina da Bahia, diplomou-se em 1907. Foi o magistério superior a principal ocupação de sua vida, passando por todas as graduações : médico clínico; docente livre de cadeira de Fisiologia; professor substituto da mesma disciplina, conquistando em 1919, após concurso a cátedra da sua especialidade.
Aristides Novis, foi Diretor de Saúde Pública nos governos Seabra e Calmon; Inspetor Sanitário; Inspetor Federal de Ensino; Diretor do Hospital Santa Isabel; Diretor do Sanatório Manoel Vitorino; Diretor do Sanatório Juliano Moreira e Secretario de Educação e Saúde.
Foi ainda Diretor da Faculdade de Medicina Federal da Bahia; presidente da Sociedade Médica dos Hospitais; da Sociedade de Medicina e membro do Conselho Nacional de educação, tendo em 1927 representado o Brasil no congresso de Fisiologia em Córdoba.
Autor de varias obras científicas, espalhada em várias revistas do país, havendo publicado, entre muitos outros, os seguintes trabalhos: “Da concepção neurônica”, “Tese de Documento”, “De pulso arterial e suas variações fisiológicas”, “Tese par docência”, “Aspectos panorâmicos do ensino médico”, “Traços fisiológicos do poder”, “Rotary e Estética” traduzido para todos os idiomas e “Pela saúde e contra a doença”, aula inaugural na Faculdade de Medicina.
O professor Aristides Novis deixou quatro filhos : os doutores Aristides Novis Filho, Aloísio Novis e Jorge Augusto Novis e o engenheiro civil Renato Augusto Novis.
nomeado para o cargo vitalício de Diretor de Saúde no governo Seabra, em conseqüência da aposentadoria de seu antecessor, transformou o cargo em cargo de confiança. Faleceu em 29 de abril de 1953, oito horas após preparar a sua última contribuição à medicina do país, na presidência da banca examinadora do concurso para cátedra de psiquiatria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário