sábado, 19 de julho de 2008

INCÊNDIO DA SEC


DAVI E GOLIAS
O dia em que o fogo venceu a Educação

Autora:Jô Moraes

A nuvem densa se fumaça pairava por toda Avenida Paralela. Um cheiro forte de coisa queimada denunciava que algo consumia em chamas, formando um grande incêndio. Uma mensagem surge no celular "INCÊNDIO NA SEC". No Prédio verde, da 5ª Avenida, grandes labaredas saiam das janelas da extremidade esquerda, a impressão que dava era de que o fogo não passaria daquela ala, pois os bombeiros já trabalhavam há algumas horas. Entretanto, surpreendentemente, os hidrantes do Centro Administrativo da Bahia estavam vazios, não tinha água para apagar o fogo que insistia em alastrar-se pelas instalações da maior Secretaria do Estado.

Parecia uma luta entre Davi e Golias, mas com o final provável, dessa vez o mais forte venceu. Para combater a violência das chamas, tímidas mangueiras saiam dos carros dos bombeiros, daquele jeito não era possível. No estacionamento, alguns servidores perplexos não acreditavam no que olhos testemunhavam, o seu local de trabalho transformando-se em pó. Na outra extremidade, heróis anônimos engoliam fumaça para salvar computadores que guardavam arquivos importantes com sistemas e banco de dados necessários à continuidade dos serviços internos.

Às quatro horas da manhã, os três andares do prédio da SEC agora eram apenas escombros e ferros retorcidos pelo excessivo calor a que foram submetidos. A sensação era de perda total, mas o momento não era de entregar os pontos. Esse foi o maior desafio da gestão da Secretária Anaci Paim: reconstruir a SEC. Mas antes de falar sobre a reconstrução, faz-se necessário lembrar como a Secretaria de Educação do Estado da Bahia chegou a esse estágio. Muitos fizeram parte dessa trajetória, trabalhando com amor, sempre acreditando no sucesso da educação de nosso estado. Essa história começa em longe ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário