segunda-feira, 21 de julho de 2008

PRÉDIO DA SEC

PRÉDIO SEDE DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

Autor: Fernando Paixão


O prédio conhecido como Palácio da Vitória, no Corredor da Vitória, no séc. XIX, era uma casa nobre, residência do rico comerciante José Cerqueira Lima, foi vendida em 1858, ao Prof. Francisco P. D’Almeida Sebrão, instalando-se aí o Colégio São José. Em 1879, o Governador Geral adquiriu o imóvel para torná-lo, após ampla restauração, residência oficial dos Presidentes da Província da Bahia e Palácio dos Governadores, após a República. Em 1925, na administração do Governador Góes Calmon, o edifício foi totalmente reconstruído – dentro de inspiração neocolonial – para sediar a Secretaria de Educação e Saúde do Estado, ficando como sede até a década de 70, quando foi parcialmente transferida para o Palacete Bernardo Martins Catharino na Rua da Graça, nº 284, totalmente reformado em novembro de 1982, pelo então Governador Dr. Antônio Carlos Magalhães, para abrigar o Museu de Arte da Bahia, permanecendo no anexo do prédio o Centro de Microfilmagem e o Setor de Arquivo, que até os dias de hoje mantém parte do seu acervo lá arquivado.

Quanto ao palacete construído em 1912, depois da morte do comendador Bernardo Martins Catharino em 1944, foi tomado da família Catharino pelo governo, como pagamento de impostos. Ficou fechado por várias décadas, até abrigar a Secretaria da Educação, até o ano de 1990, depois acolheu o Conselho Estadual de Educação, sendo desocupado em 2005 para abrigar o Museu Rodin. Mesmo após a mudança para o Bairro da Graça, com a construção do anexo denominado Pavilhão Navarro de Brito aos fundos do prédio do Palacete Martins Catharino, na década de 80, o Centro de Microfilmagem permaneceu instalado no corredor da Vitória até o início da década de 90 quando houve a transferência da SEC para a Plataforma II, nº 500, no Centro Administrativo da Bahia – CAB, antiga Governadoria.

O CAB está localizado às margens da Av. Paralela, 25km do centro da cidade.Foi construído em
1973 para reunir todas as Secretarias e órgãos estaduais, dando uma nova dinâmica à região, desafogando o centro tradicional e causando uma nova expansão a Salvador. Encontram-se instalados também no CAB, a Governadoria, a Assembléia Legislativa, TRE e o Tribunal de Justiça do Estado. A sua arquitetura é até hoje muito moderna apesar de já ter 35 anos de existência, composta de concreto pré-moldado ou ferro-cimento, um importante objeto de pesquisa de João da Gama Filgueiras Lima, Lelé, nascido em 10 de janeiro de 1932, no Rio de Janeiro formado pela Escola de Belas Artes, no Rio de Janeiro em 1955. Iniciou sua carreira durante a construção de Brasília, onde teve participação ativa, colaborando diretamente com Oscar Niemeyer.

Após o incêndio de 02 de outubro de 2003, a Secretaria da Educação passa a ocupar o prédio nº 600 do antigo IAPSEB (Instituto de Assistência e Previdência dos Servidores do Estado da Bahia), que passava por uma grande reforma para abrigar a Procuradoria Geral do Estado e outras secretarias de pequeno porte.






Fonte: Arquivo Público,DOE, Arquivos da SEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário